O professor e a tecnologia digital na sua prática educativa
Cristina Rörig[1]
Luciana Backes[2]
Resumo: O presente artigo trata sobre o papel do professor na construção do processo educativo para a eficácia do ensino/aprendizagem. Há uma abordagem referente ao professor inserido no processo educativo, ao uso das tecnologias digitais e à relação entre o professor e as tecnologias.
Palavras-chave: Educação, tecnologia, prática pedagógica, formação do professor.
Abstract: This article is about the teacher position in the construction of the educational process to the teaching/learning efficaciousness. There is a reference to the teacher in the educative process, to the use of digital technologies and to the relationship between the teacher and technology.
Key words: Education, technology, pedagogical practice, and teacher training.
1. Introdução
A educação, como se observa no momento atual, está sofrendo inúmeras mudanças decorrentes da reorganização econômica mundial. Desta forma, paradigmas educacionais estão se transformando e sendo reconstruídos numa nova visão, num novo ambiente cognitivo que está se estruturando. Porém é relevante mencionar que estas modificações nem sempre beneficiam a todos, porque estão vinculadas à postura de quem está estruturando a proposta educacional - instituições, professores, comunidade.
Dentro desse novo panorama, importante, sem sombra de dúvida, é a questão da prática educativa, da postura do professor, do seu posicionamento frente à tecnologia digital em uso na educação. Essas são questões que determinam a eficácia do processo de construção do conhecimento. Processo este em que a interação entre sujeito e objeto se constitui de forma dialética, assim sendo, o ensinante é também o aprendente.
“A aprendizagem supõe pelo menos dois componentes interligados: o primeiro, é o esforço reconstrutivo pessoal do aluno; o segundo, é uma ambiência humana favorável, onde se destaca o papel