A tecnologia na Escola
RESUMO
Este artigo apresenta, inicialmente, algumas reflexões sobre a informática na Educação, analisando o uso do computador, o software educativo, o papel do professor e o papel do aluno no processo ensino aprendizagem. Posteriormente, discute a utilização do computador como ferramenta de auxílio na aprendizagem de crianças e jovens com necessidades especiais. Alunos buscando ampliar os seus conhecimentos revelam o quanto eles interagem prazerosamente com o computador, e brincando com suas próprias idéias.
Palavras chave: Informática na Educação. Professor. Computador.
1 INTRODUÇÃO
O objetivo da informática educativa é utilizar o computador como recurso didático para as práticas pedagógicas nos diversos componentes curriculares, incentivando a descoberta tanto do aluno quanto do professor e preocupando-se com "quando", "por que" e "como" usar a informática para que a mesma contribua efetivamente para a construção do conhecimento.
Figura 1 – Informática Educativa
FONTE: Blog O uso do computador na escola, Disponível em http://anaevania5.blogspot.com.br/2011/05/importancia-da-informatica-na-educacao.html [acessado em 09 de junho de 2013]
2 APRESENTAÇÃO DO PLANO DE ENSINO
Muitas escolas do Brasil já possuem um laboratório de informática com acesso à Internet, softwares educacionais e programas básicos, Porém, basta ter os recursos? Como utilizá-los de maneira a garantir o desenvolvimento do aluno? Estas são apenas algumas questões levantadas por educadores brasileiros.
O uso da Internet também é um caso importante. São inumeros os recursos disponiveis para a interação com o aluno. Dentre eles temos as redes sociais, as salas de bate-papo, videoconferências. De nada adianta pedir para um aluno fazer uma pesquisa na Internet sem as devidas orientações. Cabe ao professor instruir os alunos para que estes não façam simples cópias de textos encontrados em sites. Apenas copiando, os alunos não vão aprender.