Tecnologia na escola
Projeto Atividade Prática Supervisionada – 1º Período
“EDUCAÇÃO DIGITAL: POLÍTICA PARA COMPUTADORES INTERATIVOS E TABLETS”
Campinas – SP
2012
Introdução
Buscamos então entender a tecnologia, saber um pouco do que é a tecnologia:
“As tecnologias nos ajudam a encontrar o que está consolidado e a organizar o que está confuso, caótico, disperso. Por isso é tão importante dominar ferramentas de busca da informação e saber interpretar o que se escolhe, adaptá-lo ao contexto pessoal e regional e situar cada informação dentro do universo de referências pessoais.” (Moran, 2000)
Educar então é colaborar para que professores e alunos nas escolas e organizações - transformem suas vidas em processos permanentes de aprendizagem. É ajudar os alunos na construção da sua identidade, do seu caminho pessoal e profissional, do seu projeto de vida, no desenvolvimento das habilidades de compreensão, emoção e comunicação que lhes permitam encontrar seus espaços pessoais, sociais e de trabalho e tornar-se cidadãos realizados e produtivos.
Pretendemos então, buscar as várias formas de utilizar-se das tecnologias dentro da sala de aula, formas eficazes, que contribuam para o crescimento e desenvolvimento dos alunos. Entender como as escolas têm trabalhado o assunto dentro das salas, de como tem lhe dado com esse novo método de ensino.
As tecnologias nos ajudam a encontrar o que está consolidado e a organizar o que está confuso, caótico, disperso. Por isso é tão importante dominar ferramentas de busca da informação e saber interpretar o que se escolhe, adaptá-lo ao contexto pessoal e regional e situar cada informação dentro do universo de referências pessoais.
Os desafios são muitos, pois um ensino de qualidade, é uma preocupação maior do que uma educação de qualidade.O educar é integrar novas sistemas do real ao imaginário, segundo Moran (2000) ensinar/educar é um processo que temos que esperar de cada aluno o seu momento. O desafio