A tecnologia na escola
Maria Gorete Silveira Ferrari
Profª. Joseane do Canto Dalpiaz
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura em Pedagogia (Ped 5901) – Informática Básica e Tecnologias na Educação
18/04/08
RESUMO
A função da instituição escolar é formar indivíduos de modo a tornarem-se cada vez mais agentes sociais criativos e dinâmicos, participantes das transformações do seu tempo. E com isso, surge a necessidade da utilização da tecnologia no ambiente escolar, pois o uso do computador como ferramenta estimula o aluno a encontrar caminhos de desenvolvimento favorecendo a construção de competências e habilidades. Este trabalho esclarece as principais dúvidas quanto ao uso de tecnologias nas escolas através de um exame simplificado, destacando a importância da utilização do computador no ambiente escolar.
Palavras-chave: Informática; Educação; Transformações.
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo mostrar a necessidade da utilização de tecnologias no ambiente escolar, além de salientar sobre a importância do uso do computador tanto pelos alunos quanto pelos professores nas escolas.
Há a necessidade de uma integração entre o meio escolar e o corpo docente, desenvolvendo assim a sociabilidade dos alunos e a familiaridade dos professores com o mundo da tecnologia. O professor é o componente fundamental para o processo de introdução do computador no cotidiano do ensinar e aprender em sala de aula.
O intuito das informações contidas neste trabalho é esclarecer algumas dúvidas quanto a necessidade da informatização nas escolas, além de fornecer algumas informações sobre os benefícios da utilização do computador quanto a construção de competências e habilidades do aluno.
2 TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO
Falar em informática, sobretudo informática aplicada à educação no Brasil, pode parecer um sonho para maioria da população, que sobrevive com dificuldades e, também parece ser a situação das escolas públicas, que