ÁCIDOS E BASES
1.0 RESUMO
O experimento foi realizado com a temperatura aproximada de 296,15 K, através da introdução dos respectivos indicadores Alaranjado de Metila, Fenolftaleína, Verde de Bromocresol nas diferentes soluções, onde apresentou-se uma determinada coloração. Através destas, identificou-se o caráter ácido ou básico das soluções, realizando uma comparação com a faixa de viragem de cada indicador, onde houve uma boa concordância.
2.0 INTRODUÇÃO
De acordo com a definição de Arrhenius, o ácido é um composto que libera íons de hidrogênio (H+), em meio aquoso. Por apresentar excesso desse íon, as soluções ácidas possuem certas propriedades em comum, tais como o sabor azedo, a capacidade de mudar a cor de certos corantes. Por sua vez, base, é um composto que libera íons de hidróxido (OH-),em meio aquoso. As bases possuem sabor adstringente e são utilizadas como produtos de limpeza, medicamentos (antiácidos), entre outros.
Devido o manuseio constante com substância de diversas naturezas e suas inúmeras aplicações no dia-a-dia, é de suma importância conhecer o caráter ácido e básico de diferentes soluções, pois de posse desse conhecimento podemos usá-las para diversos fins, como por exemplo: correção de pH dos solos, preparações farmacêuticas de antiácidos, entre outros.
3.0 OBJETIVO
Definir o caráter ácido ou básico das diferentes soluções apresentadas, através da comparação com a escala do potencial de hidrogênio (pH) de cada indicador, com base na coloração adquirida após a reação dos indicadores com as soluções.
4.0 PARTE EXPERIMENTAL
4.1 Materiais e Reagentes
Os materiais utilizados na Universidade Estadual do Piauí (UESPI), para o experimento citado foram os seguintes:
01 Estante
18 Tubos de ensaio
09 Conta-gotas
03 Béqueres
As seguintes substâncias,disponíveis no laboratório de Química da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) foram utilizadas nos experimentos:
1. Ácido clorídrico (HCl);
2. Hidróxido de sódio