A sociologia e o terceiro milênio
Programa de Graduação em Administração
Rafaela Luísa Rodrigues Martins
EXERCÍCIO AVALIATIVO: A SOCIOLOGIA E O TERCEIRO MILÊNIO
Arcos
1/2012
ATIVIDADES
1. De acordo com o texto, o que constitui a chamada cultura ocidental?
As bases da vida em sociedade se modificaram radicalmente na Europa quando surgiu a preocupação com a vida social. Com o surgimento de uma nova classe dominante – a burguesia -, o capitalismo se constituía como modo se produção. A vida urbana torna-se uma característica dominante no mundo, submetendo o mundo rural. Multiplicasse as redes de contato, aproximando as mais distantes e diferentes populações do mundo com o fenômeno da globalização. A pesquisa científica e as descobertas tecnológicas tornaram-se meta cultural e social de maior importância. O individualismo surgiu como valor essencial da identidade humana. Esses elementos despontam-se de forma mais nítida na Idade Moderna.
2. Quais são as mudanças que podemos identificar na sociedade do século XX?
As pessoas ficaram mais individualistas, assim sendo o valor essencial de identidade humana, ficando em segundo plano a família, o clã e a linguagem. Há também uma preocupação com a qualidade de vida; ocorreram transformações nos costumes e principalmente no modo de pensar e agir. Outra mudança foi as transformações tecnológicas que ocorreram e a intensificação dos meios de comunicação, com o fenômeno da globalização. A Guerra Fria e a Terceira Revolução Industrial que movimenta todo o mundo. A sociedade se caracteriza por tendências paradoxais, isto é, tendências opostas convivendo ao mesmo tempo.
3. No item Paradoxos, a autora afirma: “Um dos aspectos que mais chama a atenção, em relação à sociedade que emerge neste fim de modernidade, é o caráter paradoxal de suas tendências.” O que você entendeu por essa frase?
Em meio à uma sociedade em constantes mudanças, há fenômenos opostos que chamam a