Relação e Influências da Economia com a Sociologia
O que é a Sociologia
A Sociologia é uma ciência que tem várias definições, resumidas a um conjunto de conceitos, técnicas e métodos de investigação para estudar a sociedade.
A Origem da Sociologia
A Sociologia origina-se da reflexão sobre a sociedade moderna, que tem como conceito interferir no rumo da civilização com interesses econômicos e políticos dos grupos e das classes sociais, apresentados na sociedade de formas divergentes.
A Sociologia surgiu no século XIX (1830) após A Revolução Industrial e Francesa ocorridas no século XVIII, onde chamou a atenção de um conjunto de pensadores para compreender a desagregação da sociedade feudal e da consolidação da civilização capitalista.
Para os sociólogos da época, a Revolução Industrial, além da introdução de Máquinas a vapor e aperfeiçoamento de métodos produtivos, representava o poder do capitalismo e o desmoronamento das famílias e trabalhadores rurais, que tiveram que se adaptar aos novos costumes da urbanização. A consequência da evolução das indústrias na Inglaterra causaram grandes danos à sociedade, tais como o aumento da prostituição, suicídios, alcoolismo e criminalidades.
Com a transformação de trabalhos rurais e artesãos para o sistema capitalista de remuneração assalariada, houve revoltas, manifestações, que evoluíram para a criação de sindicatos. A partir daí, amenizou a anarquia do país, porém os operários continuavam brigando pelos seus direitos através de jornais e materiais que os próprios sindicatos forneciam.
A Revolução Francesa, assim como a Industrial, foi representativa para os sociólogos pelas desigualdades e injustiças sociais. No século XVIII, a França era um país absolutista e com regime hierárquico. A monarquia controlava a economia, a justiça, a política e até mesmo as igrejas. Nesta época, a sociedade francesa era hierarquizada. Em primeiro lugar estava o clero, onde os que faziam parte desta sociedade não pagavam impostos.