bfuolljg

2262 palavras 10 páginas
ESCOLA E ESTUDANTES DA EUROPA
[Susana da Cruz Martins, 2012, Lisboa, Editora Mundos Sociais]
José Veiga Simão

Ex-ministro da Educação, doutor honoris causa pelo Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL)

O livro Escola e Estudantes da Europa é um excelente estudo donde constam abundantes dados e análises comparativas sobre os sistemas educativos da União Europeia — sobre as próprias escolas e as comunidades educativas — dando relevo a diferenciações e similitudes em termos de configurações orgânicas, de governo das escolas e universidades, de financiamentos e apoios públicos, de recursos para aprender e ensinar na sociedade de informação, de estruturas sociais e percursos escolares e de desigualdades nas “bagagens” dos alunos no acesso e frequência do ensino superior. Desde logo, é de louvar a preocupação da autora em integrar as análises comparativas no quadro europeu e implicitamente referir forças e fraquezas que determinaram a evolução do sistema educativo no nosso país.
A densidade de referências, recorrendo a investigação própria e a estudos publicados por autores reconhecidos, é notória e compreensível, embora não facilite exercícios relativos à linearidade e originalidade do raciocínio e não confira o relevo merecido a reflexões conclusivas da autora.
O livro integra-se, aliás, num conjunto de trabalhos que a doutora Susana da
Cruz Martins vem realizando como investigadora do Centro de Investigação e
Estudos de Sociologia do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), designadamente sobre o ensino secundário e superior, literacia e competências na sociedade do conhecimento, padrões de vida e modernização das estruturas sociais, para além de diversos artigos e comunicações em conferências e revistas da especialidade. Os comentários que selecionei incidem essencialmente sobre aspetos conceptuais que chamaram a minha atenção. Assim:


As análises comparativas incidindo sobre os países da UE-27 não são fáceis de construir, mesmo

Relacionados