o impacto da atividade humana no ambiente
O Impacto da
Actividade
Humana
(água, solo e riscos geológicos) Mariana Machado
Marta Narciso
Sílvia Almeida
Índice
Objectivos – pág. 2
Introdução – pág. 3
Água – pág. 4
Solo – pág. 9
Riscos Geológicos – pág. 11
Conclusão – pág. 16
Bibliografia – pág. 17
1
Objectivos
O Homem é o principal inimigo do planeta, nada provoca tanto impacto negativo como a sua intervenção desorganizada, precipitada e descuidada.
Precisamos de conhecer quais os limites e qual o grau de degradação que esta intervenção pressupõe! Assim os objectivos do nosso trabalho passam por conhecer o impacto da actividade humana na água, no solo e nos riscos geológicos.
2
Íntrodução
Os subsistemas terrestres, em interacção equilibrada, garantem as condições de permanência e evolução da vida no planeta: abundância de água no estado líquido, atmosfera rica em oxigénio e com capacidade de filtrar radiações cósmicas nocivas, temperaturas amenas e substratos consistentes e produtivos, capazes de gerar alimento e de fornecer abrigo a uma complexa teia de organismos vivos, incluindo o Homem.
Fruto da evolução do seu conhecimento e das suas ferramentas tecnológicas, a espécie humana não pára de crescer, de criar mais e mais necessidades e de incrementar o seu poder de explorar os subsistemas da Terra, fonte primária dos recursos que suportam a sua forma de viver. A população tem crescido exponencialmente. Em pouco mais de 50 anos, passou-se de 2500 milhões para 6500 milhões de indivíduos, com consequências negativas no funcionamento dos subsistemas terrestres, com efeitos particularmente visíveis na geosfera. O crescimento populacional da espécie humana impõe uma gestão racional dos recursos disponíveis, para permitir a sustentabilidade do planeta e da vida que alberga.
Fonte: http://www.slideshare.net/margaridabt/4-interveno-do-homem (slide 6)
3
Águã
Todos temos os dever de contribuir para a conservação da água, porque: