a sociologia das organizações
Credenciada pela Portaria 1.203 de 12/04/2005 Publicada em 14/04/2005
Avenida Manoel Roque Rodrigues, Nº 302 B, Centro – Serrolândia-BA
Fone: (74)3631-2407 - Site: WWW.fapbahia.com.br
CURSO: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
PROF. ESP. JAMIELSON GOMES RIOS
A SOCIOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES1
Objetivos para esta aula: descrever os fatores históricos, socioculturais e intelectuais que exerceram função decisiva para o surgimento e estruturação da Sociologia como ciência; identificar o objeto de estudo da Sociologia das Organizações; reconhecer a importância dos grupos e suas relações nas organizações.
O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA
As transformações econômicas, políticas e culturais ocorridas no século XVIII com as Revoluções Industrial e Francesa trouxeram muitos problemas.
A Sociologia surge, no século XIX, como forma de entender e explicar muitos desses problemas. No entanto, é necessário ressaltar, de forma muito clara, que a Sociologia é datada historicamente e que o seu surgimento está vinculado à consolidação do capitalismo moderno.
Em meados do século XIX, a Sociologia surge como uma disciplina, em resposta aos desafios dos sociólogos de entenderem não só o que unia os grupos sociais, mas também de desenvolverem soluções para a desintegração social.
O surgimento da Sociologia prende-se, em parte, aos desenvolvimentos oriundos da Revolução Industrial, pelas novas condições de existência por ela criada.
A Revolução Industrial significou algo mais do que a introdução da máquina a vapor, ela representou o triunfo da indústria capitalista que foi, pouco a pouco, concentrando as máquinas, as terras e as ferramentas e mentes sob seu controle, convertendo, assim, grandes massas humanas em simples trabalhadores privados de posses e explorados.
Estava aí instalada a sociedade capitalista, que foi dividida em:
– sociedade de burgueses – donos dos meios de produção;
– proletariados – possuidores apenas de sua força de trabalho;
–