A selecção baseada em competências
Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos
Recrutamento e Selecção
“A selecção baseada em Competências”
Discente: Marta Carvalho º35 567
Docente: Alzira Duarte
Lisboa, 26 de Dezembro de 2011
O presente relatório tem como objectivo abordar e realizar uma reflexão sobre a selecção com base nas competências, um dos tópicos que caracteriza uma das grandes áreas da gestão de recursos humanos, fundamental para qualquer organização – o recrutamento e selecção.
Actualmente, as organizações são confrontadas por uma envolvente cada vez mais complexa, caracterizada por uma constante incerteza no que se refere ao mercado de trabalho, bem como uma crescente concorrência cada vez mais variada e exigente. Como resultado de tudo isto, emerge a necessidade das organizações possuírem colaboradores capazes de se adaptar às mudanças cada vez mais rápidas e sistemáticas que enfrentam no mundo do trabalho. Por esta mesma razão, as organizações foram alvo de transformações no que concerne às suas actuais necessidades e preocupações. De facto, vários conceitos e ideias como a “especialização no posto de trabalho”, a “estabilidade de carreira” ou mesmo “um trabalho para a vida” têm caído em desuso, em detrimento da necessidade de uma força de trabalho dotada da capacidade de gerir e mobilizar as suas competências em diversas circunstâncias e contextos profissionais.
Para isto, é necessário que as organizações reformulem os seus modelos e práticas de gestão, nomeadamente no que se refere aos tradicionais métodos de recrutamento e selecção, porque como foi referido anteriormente, a importância do conceito de competências encontra-se associada às exigências do actual mercado de trabalho, marcado por uma instabilidade e imprevisibilidade constante.
De facto, o processo de recrutamento e selecção, é uma actividade que procura atender às necessidades internas da empresa, mediante métodos e técnicas específicas, criadas para atrair e escolher os melhores candidatos.