A SAUDE DO IDOSO
SISTEMA RENAL
A respeito das doenças renais, fale os conceitos
1 DOENÇAS TUBULOINTERSTICIAIS
1.1 PIELONEFRITE:
Infecção do trato urinário ascendente que atinge a pielo(pelve) do rim, geralmente causada por bactéria vindas da bexiga, como também pode vim do sangue (origem hematógena). Sinais clínico: dor nos rins, dificuldade para urinar(disúria-pouca urina), hematúria(sangue na urina), náusea, vômito, e febre alta. A contagem de colônias de microorganismos pode ser um excelente dado para demonstrar que a infecção está presente mesmo na ausência de febre , disúria, e piúria( quando é encontrado em urina centrifugada, 10 ou mais piócitos por campo. Contagem de 10.000 colônias/ ml e pode sugerir presença de microorganismos como a saprófitas na porção terminal da uretra ou também representar contaminação acidental. A contagem de 100.000 colônia/ml ou mais é indicativo de infecção que envolve os rins, bexiga ou uretra.
1.2 NEFRITE INTERSTICIAL AGUDA: É uma entidade patológica normalmente secundária à medicações. Inflamação dissiminada no néfron. Ela é conhecida também como nefropatia intersticial alérgica. É mais comum em idosos pois estão sujeitos ao uso de polimedicação.
As droga que mais desencadeiam as manifestações próprias desta infecção são os antibióticos, particularmente a penicilina e a sulfa, a, lítio, corticosteróides, antiinflamatórios, anticonvulsivantes e drogas imunossupressoras.
Os antiinflamatórios não-esteróides podem levar a piora da disfunção renal, por vários mecanismos, inclusive por interferência na liberação de prostaglandina, particularmente em pacientes basicamente já tem insuficiência renal.
Ela pode ser assintomática. Ela se divide em crônica e aguda. Aguda, manifesta-se por leucocitose com eosinofilia, eosinofilúria, rash cutâneo, prurido,insuficiência renal e leucocitúriaem ausência de infecção. A biópsia renal mostra infiltrado intersticial de polimorfonucleares. A suspensão do agente