A Salva O Condicionada Ou Incondicionada
A salvação é condicionada ou incondicionada?
digg
Como exemplo, caso alguém of ereça um copo com água a alguém com sede, que mérito há em beber a água? É isto que Jesus of erece: “E no último dia, o grande dia da f esta, Jesus pôs-se em pé, e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim, e beba” ( Jo 7:37 ). Ora, se alguém tem sede, que venha e beba: of erta de salvação. A salvação é incondicional, pois se destina a quem quiser beber “Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se f ará nele uma f onte de água que salte para a vida eterna” ( Jo 4:14 ).
No Antigo Testamento a salvação é apresentada de várias f ormas ao povo. Dentre elas destacamos:
a) Ordem – “Olhai para mim, e sereis salvos…” ( Is 45:22 );
b) Convite – “Ó VÓS, todos os que tendes sede, vinde às águas, e os que não tendes dinheiro, vinde, comprai, e comei; sim, vinde, comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite” ( Is 55:1
);
c) Orientação – “E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao
SENHOR vosso Deus; porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal” ( Jl 2:13 ).
O que estes versículos apresentam: uma condição a ser satisf eita pelo homem ou apontam uma necessidade intrínseca ao homem?
No Antigo Testamento não havia a concepção de ‘promessa’ como é usual em nossos dias, pois era o bastante af irmar que alguém disse ou prof eriu alguma palavra com ref erência ao f uturo para ser aceito como verdadeiro “…onde nossas versões portuguesas dizem que alguém prometeu alguma coisa, o hebraico simplesmente af irma que alguém disse ou prof eriu (‘amar, dabhar) alguma palavra com ref erência ao f uturo…” (Promessa. In: DOUGLAS, J.D. O novo dicionário da Bíblia, t.II, p.1330).
Em nossos dias, por causa da crescente onda de