A sala de aula no contexto da educação do século xxi
PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU
PEDAGOGOS: A GESTÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA
Disciplina: Didática do Ensino Superior
Aluna: Elenice de Sousa Ferreira Rodrigues
A sala de aula no contexto da educação do século 21
Ao analisar o papel do professor na educação dentro da sala de aula, no século 21, Márcia Marques de Morais propõe um modo de interação mais humanista e sugere que pensemos nosso aluno "como alguém aflito, ansioso, pouco paciente, hedonista; recusa-se a esforçar-se para se aproximar do objeto (conhecimento, ciência ou técnica) e sente que o aprender dói, embora o conhecimento seja, em si, fonte de prazer e diferencial importantíssimo no mundo do trabalho.
Diante desse contexto ainda se encontra uma educação do século 19 nas salas de aula, então vemos a urgente necessidade de adotar uma nova postura. Essa nova postura do educador deve, portanto, superar a educação tradicional do século passado, a qual não se revela apta a preparar os homens e mulheres para viverem no mundo globalizado atual. E Márcia coloca que refletir sobre um novo paradigma de educação é repensar nossa função docente e nosso papel de educador.
A autora fala sobre os quatro pilares da educação dando ênfase ao terceiro: aprender a conviver, ou seja, viver juntos, tendo em mente formar-se, continuamente, para atuar numa sociedade cada vez mais desigual. E, infelizmente, com experiências que temos hoje na sala de aula, não são todos os professores que refletem sobre esta questão. No entanto é necessário construir uma relação educacional, professor-aluno, pautada no diálogo; é necessário instigar os alunos a questionar, argumentar, debater e manifestar suas idéias e opiniões durante as aulas, formando sujeitos ativos e participantes da construção dos saberes e da contínua reconstrução