itrodução tcc
1310 palavras
6 páginas
UNIVERSIDADE PAULISTA UNIPEDUCAÇÃO FÍSICA
IVAN SANTANA SOUSA
Matutino
Desafios da Ed. Física no século XXI
Raquel. F.C Hashimoto
SOROCABA
2014
Desafios da Ed. Física no século XXI
Introdução:
As novas tecnologias da informação têm impacto significativo nas transformações culturais da atualidade, o acúmulo de informação, a velocidade na transmissão, a superação das limitações espaciais, a utilização de multimídia leva a modificação de conceitos básicos de tempo e espaço, em que até a noção de realidade começa a ser repensada diante da possibilidade da realidade virtual.
No esquema Fordista, a educação era vista como instrumento de mobilidade social em que a escolarização de alguns deixaria livres cargos menos qualificados a outros. No esquema pós-fordista quem não se qualifica, além das dificuldades de conseguir emprego ainda pode ser excluído do qual já está, sendo relegado a cargos inferiores, ou perder o emprego. Desse modo, há uma constante necessidade de formação continuada, mais pela necessidade de não ficar para traz, do que pelo interesse em se qualificar para o trabalho, o que torna esse mercado de trabalho mais competitivo que antes.
Conforme Tedesco (2000) o século atual é um contexto de crise estrutural em que surgem novas formas de organização social, econômica e política. O conhecimento tornou-se a fonte principal de poder e junto com a informação estão substituindo os recursos naturais e o aumento significativo da desigualdade social nas sociedades que fazem maior uso da informação e do conhecimento em suas atividades produtivas é um dos fenômenos atuais mais importantes. A relação de exploração tende a ser substituída pela exclusão provocada pelas transformações na organização do trabalho.
O impacto significativo nas transformações culturais causados pelas novas tecnologias da informação tem influenciado os padrões de conduta. Tedesco
(2000) aponta a necessidade da democratização do acesso ao conhecimento