A RIQUEZA DAS NAÇÕES
MATHEUS OLIVEIRA IEFFA
‘A RIQUEZA DAS NAÇÕES’
RESENHA ACADÊMICA CRÍTICA
SÃO PAULO
2015
1. IDENTIFIQUE A OBRA
Irei abordar o primeiro, segundo, terceiro e quarto capítulo do livro ‘A Riqueza Das Nações’. O autor Adam Smith retrata verdades que as pessoas talvez não consigam enxergar, sobre a divisão do trabalho , levando em consideração os aspectos lucrativos e produtivos, e por consequência os leitores recebem dicas de como ter um bom desempenho com suas empresas, diminuindo o gasto com a mão-de-obra, reduzindo o tempo para produzir tal produto, entre outras.
2. APRESENTE A OBRA
O livro ‘’A Riqueza das Nações’’ está estruturado em seis capítulos, sendo que apenas os quatro primeiros que serão sintetizados. O primeiro capítulo tem como tema: A divisão do trabalho. O segundo capitulo tem como tema: Do principio que da origem a divisão do trabalho. O terceiro capitulo tem como tema: Que a divisão do trabalho é limitada pela dimensão do mercado. O quarto capitulo tem como tema: Da origem e utilidade da moeda. Segundo Smith, o grau de evolução de cada país pode, normalmente, ser medido pela diferenciação e divisão do trabalho. A produção individual – que se desenvolve do começo ao fim de um determinado produto – é entendida como uma forma primitiva de trabalho, o exemplo principal é o artesão. Por outro lado, em oposição, as manufaturas em que cada trabalhador responde apenas por uma tarefa específica na produção, são vistas como em estágio desenvolvido.
3. DESCREVA A ESTRTURA
Tomando como base o livro inteiro, todos os capítulos estão relacionados a divisão de trabalho. Pode não ser especificamente abrangido a divisão de trabalho, mais a qualquer momento podendo fazer relação a tal tema proposto.
4. DESCREVA O CONTEÚDO
PRIMEIRO CAPÍTULO
Smith afirma que “a divisão do