a republica varguista
De 1930 a 1964, os movimentos sociais no Brasil passaram por dois momentos distintos. O primeiro , de 1930 a 1945, foi marcado por um forte controle do Estado sobre a sociedade e pouco espaço para manifestações. Mesmo assim, dois movimentos buscaram alcançar o poder do Estado: o movimento da Ação Integralista Nacional e a Aliança Nacional Libertadora (ANL ). O movimento integralista nacional foi liderado por Plinio Salgado seu lema era " Deus, pátria e família ". Reuniu os setores das classes medias, da igreja e do exercito, e apoiou o governo de Getulio Vargas ate que foi extinto em 1937. A ANL, liderada por Luis Carlos Prestes, era de tendencia socialista. Seus membros defendiam o cancelamento da divida externa, a nacionalização das empresas estrangeiras e o combate ao latifúndio. Em 1935, a ANL foi proibida por Vagas e tentou um golpe militar que fracassou. Getulio desse o seu próprio golpe em 1937, instaurando o regime ditatorial do chamado Estado Novo. O segundo momento dessa historia, 1946 a 1964, foi inaugurado pela promulgação de uma nova constituição, que estabelecia uma democracia no país.
A campanha " O petróleo é nosso " nasceu em 1948 e prolongou-se ate 1953. Tinha cunho nacionalista e reuniu os mais diversos segmentos da sociedade, de estudantes a militares, na defesa do monopólio de extração e refino do petróleo, exceto a distribuição. A campanha foi vitoriosa: por lei de 3 de outubro de 1953, defiiniu-se que a Petróleo e Brasileiro S.A (Petrobras).
A REPÚBLICA FARDADA
Foi uma época no Brasil em que o verdadeiro poder passou para a caserna,ou seja para as mãos do militares.os oficiais golpistas vitoriosos se auto-intitularam comando supremo da revolução e deram começo,através do ato institucional Nº1,de 9 de abril de 1964,a uma serie de expurgos nos setores progressistas em geral.
Em seguida,impuseram- via congresso nacional a escolha do marechal castelo branco,um dos principais conspiradores