Getulio Vargas
Nome: Lara Lopes Silva Fagundes
Turma: 901
Em meio à maior crise econômica de todos os tempos, que quase destruiu o sistema capitalista, em 1930, Getúlio Vargas é nomeado presidente da República.
Para que se entenda a importância desse período, é preciso saber que o Brasil era um país agroexportador, ou seja, dependia da venda de café para os Estados Unidos da América e Europa. Com a quebra da bolsa de valores, EUA e Europa reduziram suas importações para quase 0%, o que resultou em toneladas de café brasileiro sem serem vendidas. Esse período é chamado República velha, e foi no mesmo que ocorreu o Golpe de Estado que colocou Getúlio Dornelles Vargas no poder.
A Era Vargas criou uma nova forma de organizar a economia brasileira para que não ficasse tão vulnerável caso houvesse outra crise econômica. Getúlio buscou a diversificação da exportação, de tal forma: Com frutas, como laranja, onde sua super produção se encontra na maior cidade de poder econômico brasileiro, São Paulo. Inovou também exportando abacaxi, banana, algodão, óleo vegetal e minério. Vargas tinha também como característica estimular a industrialização, que mais tarde, significaria o desenvolvimento do Brasil.
O governo de Getúlio Vargas pode ser divido em três épocas: O Governo Provisório, Governo Constitucional e Estado Novo.
O Governo Provisório pôs fim com o revezamento, durante a República velha, de poder entre Mineiros e Paulistas, conhecida como “política do café-com-leite”. Para impedir que os paulistas continuassem no poder, a Aliança Libertadora, grupos de gaúchos e paraibanos, impediram a candidatura de Júlio Prestes, - denominando-se golpe - colocando Vargas no poder em um Governo Provisório, conhecido também como Revolução de 1930.
Aconteceram dois eventos importantes durante esse período: A Revolução Constitucionalista, de 1932, onde paulistas se rebelavam contra Getúlio Vargas exigindo que ele criasse uma nova constituição para o Brasil.