Governo JK
No texto a seguir me prenderei a descrever alguns aspectos gerais sobre a politica varguista em respeito a promoção e a valorização do trabalho, algo profundamente difundido pela propaganda politica varguista durante o Estado Novo (1937-1945). Além disso, também mostrarei algumas consequências da ideologia pregada pelo governo de Vargas sobre o Brasil.
República Velha:
Antes de compreendermos as mudanças geradas com a revolução, esboçarei rapidamente alguns precedentes antes da Revolução de 30 e após a revolução. Os anos que marcam o período da República Velha (1889-1930) são marcados por algumas características principais tais quais:
Predominância de um governo oligárquico, tendo como grande referência a oligarquia cafeeira paulista e a oligarquia pecuária de Minas. Tal período conhecido como a política do café com leite.
Uma economia profundamente embasada no cultivo do café.
Falta da participação do povo na política.
Movimentos sindicais operários, protestos e greves.
O movimento do tenentismo.
A política local do coronelismo.
Corrupção política.
Ao longo da conturbada década de 20, movimentos sindicais que lutavam pelos direitos do trabalhador, as revoltas tenentistas, a crise na exportação do café, a fragilidade do federalismo profundamente corrupto nos setores locais, foram planos de fundo para que no ano de 1930, após o “crash” da Bolsa de Valores de Nova York, pusesse o país em estado de alerta.
“O nível de renda dependia dos preços alcançados no mercado mundial, o que não constituía novidade na estrutura econômica do país, porém, a manutenção destes preços, no caso, só era possível através da obtenção de recursos vindos do exterior, que viriam a desaparecer diante de uma grande crise”. (MOTA, 1987, p. 230).
Além dos problemas vigentes que acompanharam o Brasil ao longo da década de 10 e de 20, houve também as consequências geradas pela 1ª Guerra Mundial, a Revolução Russa de 1917, a