ULA - Unidade Aritimetica Logica
Introdução
Um símbolo esquemático típico para uma ULA, onde "A" e
"B" são operandos, "R" é a saída, "F" é a entrada da unidade de controle e "D" é a saída de status
A unidade lógica e aritmética (ULA) ou em inglês Arithmetic Logic Unit (ALU) é um circuito digital que realiza operações lógicas e aritméticas. A ULA é uma peça fundamental da unidade central de processamento (CPU), e até dos mais simples microprocessadores. É na verdade, uma "grande calculadora eletrônica" do tipo desenvolvido durante a II Guerra Mundial, e sua tecnologia já estava disponível quando os primeiros computadores modernos foram construídos.
A tecnologia utilizada foi inicialmente relés, herança da telefonia, e posteriormente válvulas, herança da radiofonia. Com o aparecimento dos transistores, e depois dos circuitos integrados, os circuitos da unidade aritmética e lógica passaram a ser implementados com a tecnologia de semicondutores.
A ULA executa as principais operações lógicas e aritméticas do computador. Ela soma, subtrai, divide, determina se um número é positivo ou negativo ou se é zero. Além de executar funções aritméticas, uma ULA deve ser capaz de determinar se uma quantidade é menor ou maior que outra e quando quantidades são iguais. A ULA pode executar funções lógicas com letras e com números.
Operando através do sistema binário tendo como representação principal o Complemento de Dois (o bit mais significativo representa o sinal: 0 para positivo e 1 para negativo), onde o bit mais significativo representa o sinal, realizando tarefas por meio da comunicação entre os componentes internos.
Registradores O processador contém elementos de memória de pequena capacidade, mas de alta velocidade, usados para armazenar resultados temporários, chamados de registradores. O conjunto desses registradores é denominado banco de registradores. Esses registradores são referenciados explicitamente pelas instruções lógicas, aritméticas e de transferência de dados. Existe