Membrana Plasmática
Toda célula,seja procarionte ou eucarionte,apresenta uma membrana que isola do meio exterior:a membrana plasmática.A membrana plasmática é tão fina (entre 6 a 9nm) , que os mais aperfeiçoados microscópios ópticos,não conseguiriam torná-la visível.Foi somente após o desenvolvimento da microscopia eletrônica que a membrana plasmática pode ser observada.Nas grandes amplitudes obtidas pelo microscópio eletrônico,cortes transversais da membrana aparecem como uma linha mais clara entre duas mais escuras,delimitando o contorno de cada célula.
Constituição química da membrana plasmática
Estudos com membranas plasmáticas isoladas revelam que seus componentes mais abundantes são: fosfolipídios, colesterol e proteínas. É por isso que costumam dizer que as membranasplasmáticas têm constituição lipoprotéica.
A organização celular da membrana plasmática
Uma vez identificados os fosfolipídios e as proteínas como os principais componentes moleculares da membrana, os cientistas passaram a investigar com estas substâncias estavam organizadas.
O modelo do mosaico fluído
A disposição das moléculas plasmáticas foi elucidada recentemente, sendo que os lipídios formam uma camada dupla e contínua, no meio da qual se encaixam moléculas de proteínas. A dupla camada de fosfolipídios é fluída, de consistência oleosa, e as proteínas mudam de posição continuamente, como se fossem peças de um mosaico.Esse modelo foi sugerido por dois pesquisadores, Singer e Nicholson e recebeu o nome de modelo de mosaico fluído.
Os fosfolipídios têm a função de manter as estruturas da membrana e as proteínas têm diversas funções. As membranas plasmáticas de um eucariócitos contém quantidades particularmentegrandes de colesterol. As moléculas de colesterol aumentam as propriedades da barreira da bicamada lipídica e devido aos seus rígidos anéis planos de esteróides diminuem a mobilidade e torna bicamada lipídica menos fluída.
Funções das proteínas na