A relevancia dos estudos da psicologia
Dentre as teorias que estudamos nesta disciplina algumas me chamaram muita atenção, a teoria do desenvolvimento cognitivo e os quatro estágios teóricos do desenvolvimento segundo Piaget foi umas delas.
Piaget descreve quatro períodos, do desenvolvimento de uma criança, sensório-motor, pré -operacional, operacional concreto e operacional formal. Os quatro estágios são diferentes e revelam como o individuo reage em seu ambiente. Piaget acredita que a inteligência é a habilidade de se adaptar, ele acredita que a criança não possui um conjunto pré- definido de habilidades mentais, ele acredita que a partir da infância o movimento cada vez mais da lugar ao pensamento e o aprendizado continua a ser um processo interativo.
Além da teoria de Piaget, também achei muito interessante a teoria de Gesell que enfatiza que os cinco anos do ciclo de desenvolvimento da criança são as mais essências.
Sobre teoria quero deixar uma citação que achei muito interessante e verdadeira:
“Teoria implica ter uma pratica pedagógica com base não apenas na simples transmissão do conhecimento (...) mas trata a pratica pedagógica como uma investigação, como uma experimentação.” (Macedo, 2002, p.36)
Partindo disso pude entender o quão importante para um docente é o estudo da psicologia do desenvolvimento, em minha opinião passou a ser uma das disciplinas mais importantes para a formação de um pedagogo, pois nos ajuda a compreender as fases de desenvolvimento de uma criança e faz com que nós como futuros professores possamos conhecer a fundo as crianças que serão os nossos alunos, saber como lidar com eles, quais são suas dificuldades, por qual fase das teorias elas estão passando e assim poder ajudar a construir o caráter e a formação da criança, sabendo de fato o que estamos fazendo, e nos ajudando a termos sucesso no processo de