Oficio
Ofícios são comunicações que são feitas na forma escrita entre autoridades, somente em caráter oficial. De acordo com esse conceito podemos deduzir que somente autoridades produzem ofícios para tratar de assuntos oficiais. Um ofício pode ser dirigido a autoridades, particulares em geral como pessoas, firmas, etc.Entidades particulares como clubes, associações, congregações, etc não podem utilizar ofícios em suas comunicações.
O ofício não deve ser usado para comunicação do escalão superior com o inferior que é o sentido vertical descendente. O papel utilizado deve ser da melhor qualidade possível e deve ser submetido a algumas normas estruturais como asseguir:
Margens da esquerda com 2,5 cm a partir da extremidade do papel. Margens da direita com 1,5 cm a partir da extremidade do papel. Timbre centralizado a 1 cm da extremidade superior do papel. A Numeração do ofício vai a dois espaços-padrão da designação do órgão sendo o espaço entre linhas de 1,5 ou 2 cm Obs.: Ofícios circulares que não tenham numeração deve aparecer a palavra “circular” entre parêntese. Local e Data coloca-se na mesma linha do número do ofício, no final da linha a direita. O vocativo é 3 espaços abaixo da data com a expressão “Senhor(es)” seguido de cargo ou função. O vocativo pode ser pontuado com vírgula, ponto ou dois pontos.. O fecho deve ser “Atenciosamente” ou “Respeitosamente” seguido de vírgula. Como signatário insere-se nome e cargo do remetente com assinatura sem traço a direita do papel. Em destinatário ocupa-se no máximo 4 linhas e seu fim deve coincidir com a parte inferior do