a relação entre a ciência e a filosofia
Trata o presente trabalho de uma análise da relação entre a Ciência e a Filosofia, através do estudo da obra “A Teoria da Ciência Jurídica”, de autoria do mestre Willis Santiago Guerra Filho. É desenvolvida uma visão sobre o que é a filosofia em geral, o que esta representa em uma sociedade moderna como a que se vivência nos dias atuais e por fim a importância da filosofia para o pensamento atual. É também abordado o fenômeno da busca pela técnica do pensamento que é utilizada na atualidade. Busca-se, por meio da observação do conhecimento filosófico desde a Grécia antiga verificar as mudanças ocorridas na filosofia e atual produção filosófica, procurando deste modo, compreender o porque da mínima produção filosófica atual verificada.
Palavras- chave: ciência e filosofia, pensamento filosófico, nova filosofia, pensamento técnico-científico.
1. CIÊNCIA E FILOSOFIA
A sociedade vivência hoje, um período onde o pensamento é voltado para a técnica, para as ciências exatas. Isto se deve ao fato de este tipo de conhecimento ser capaz de oferecer respostas aparentemente incontestáveis, possibilitando assim, certa certeza sobre a verdade do conhecimento e consequentemente uma aparente resolução do problema.
Ocorre que, a filosofia não traz essa certeza sobre a verdade, não possui essa o caráter de solucionar um problema de forma a torná-lo incontestável. Na realidade a filosofia traz questionamentos e impulsiona o filosofo a buscar a verdade, sendo que essa verdade esta sempre em progresso, ou seja, esta sempre evoluindo e despertando o filosofo a conceitos e características que antes não havia percebido.
Devido a este caráter de mutabilidade das respostas que a filosofia traz para aquele que a estuda, acaba-se por acreditar que o pensamento filosófico possui menor importância que o técnico-científico.
A filosofia surgiu a partir do momento em que o homem passou a pensar e buscar as respostas para suas indagações a partir