Marketing Ambiental
Luciane Terezinha Teixeira
Prof. Marco Antonio Bottene
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Processos Gerenciais (EMD0167)
18/06/12
RESUMO
A preocupação com o meio ambiente movimenta o mercado global, essa questão foi deflagrada no século passado e hoje atinge as empresas que querem permanecer no atual mercado de negócios, há a necessidade das organizações tomarem medidas corretivas, à sobrevivência humana em face da degradação dos recursos naturais, a extinção das espécies da fauna e flora e o aquecimento. O meio ambiente da empresa é constituído por diversas formas de relacionamento, considerando as disciplinas gerenciais, técnicas e o processo de produção junto às instalações e ao meio interno e externo. O gerenciamento ambiental não pode separar e nem ignorar o conceito de ambiente empresarial em seus objetivos, pois o desenvolvimento deste conceito possibilita melhores resultados nas relações internas e externas, com melhorias na produtividade e na qualidade. Na edição da Lei 6.938/81 passamos a ter uma Política Nacional do Meio Ambiente. Anteriormente a isso cada Estado ou Município tinha autonomia para eleger as suas diretrizes políticas.
Palavras-chave: Meio Ambiente; Marketing Ambiental; Ética Ambiental.
1 INTRODUÇÃO
A saliente expansão das capacidades produtivas e o rápido crescimento demográfico mundial vêm colocando a necessidade de crescimento alto suficiente nos meios produtivos. A preocupação com os recursos naturais e os serviços derivados deles não é ilimitada, tornando a busca por formas de produtividade sustentável incessante. A importância dos recursos naturais é de fundamental seriedade para a sobrevivência humana, enfatizando o desenvolvimento sustentável do planeta terra.
De acordo com Seiffert (2006), a preocupação com o esgotamento dos recursos naturais surgiu com a percepção, após a Revolução Industrial, de que a capacidade do ser humano de alterar o meio ambiente aumentou