Comparativo Normas da ABTN
Ao analisar a NBR 10719 – Relatório Técnico e/ou Científico e compará-la com a NBR 14724 – Trabalhos Acadêmicos, nota-se que, no que diz respeito à Estrutura, a disposição dos elementos é semelhante em ambas as normas, porém, existem diferenças em relação à obrigatoriedade de alguns elementos. Na NBR 10719, por exemplo, a Capa é um elemento opcional, enquanto na NBR 14724, é obrigatório. Além disso, alguns elementos presentes na NBR 14724 não estão contidos na NBR 10719, como é o caso da Folha de Aprovação.
Com relação às Regras Gerais de apresentação, ambas apresentam recomendações específicas de formatação do trabalho, indicando tamanho da fonte, tamanho das margens a serem utilizadas, paginação, além de outras orientações. A NBR 14724 orienta ainda o formato do papel a ser utilizado.
Confrontando a NBR 10719 com a NBR 15287 – Projeto de Pesquisa, verifica-se que, tanto a estrutura de um Relatório Técnico e/ou Científico quanto à de um Projeto de Pesquisa compreende parte externa e parte interna. Novamente se pode notar que a obrigatoriedade de certos elementos das partes externa e interna de cada norma é diferente. Como exemplo se pode citar as Referências, consideradas elemento obrigatório na NBR 15287 e opcional na NBR 10719 (exceto para relatórios com citação).
As Regras Gerais de apresentação são semelhantes, contendo orientações a respeito da inserção de figuras, tabelas, fórmulas e da formatação dos trabalhos.
Analisando a NBR 14724 – Trabalhos Acadêmicos e comparando com a NBR 15287 – Projeto de Pesquisa, se observa mais uma vez que a estruturação, em linhas gerais, é semelhante em ambas as normas, apresentando divergências em relação à obrigatoriedade dos elementos.
No que diz respeito às regras gerais de apresentação, as duas normas apresentam orientações semelhantes quanto a formatação e disposição de fórmulas, ilustrações e tabelas.