Trabalho sobre AÇO
O aço é uma liga metálica formada essencialmente por ferro e carbono, com percentagens de carbono variando entre 0,008 e 2,11%. Além dos componentes principais indicados, o aço incorpora outros elementos químicos comuns. Distingue-se do ferro fundido, que também é uma liga de ferro e carbono, mas com teor de carbono entre 2,11% e 6,67%.
O carbono encontra-se combinado com o ferro, formando a cementita, cuja fórmula é Fe3C. Enquanto que o ferro puro é bem maleável, a cementita é bem dura. Portanto, pode-se dizer que a principal propriedade conferida ao aço pelo carbono é a dureza.
A diferença fundamental entre o aço e o ferro fundido é que o aço, pela sua ductibilidade (que é a capacidade do material, de ser deformado sem se quebrar) é facilmente deformável por forja, laminação e extrusão, enquanto que uma peça em ferro fundido é muito frágil. A fronteira entre o ferro e o aço foi definida na Revolução Industrial, com a invenção de fornos que permitiam não só corrigir as impurezas do ferro, como adicionar-lhes propriedades.
O início e o processo de aperfeiçoamento do uso do aço representaram grandes desafios e conquistas para a humanidade.
1. HISTÓRIA DO AÇO
Embora seja parte integrante de nosso mundo moderno, o aço tem uma história rica e vem sendo produzido e utilizado pela humanidade há milênios. Os primeiros exemplos encontrados de aço vêm da pré-história e até mesmo remontam além do que consideramos como idades do bronze e do ferro.
Hoje é comum falar sobre "o ferro e o aço", como se fossem uma coisa só, mas historicamente eles são produtos diferentes.
Muitos acreditam que o homem descobriu o ferro no Período Neolítico (Idade da Pedra Polida), entre 6.000 a 4.000 anos antes de Cristo. Teria surgido quando pedras de minério de ferro usadas para proteger as fogueiras, que depois de aquecidas, mudavam suas formas