Trabalho sobre aços
Podem ser consideradas cinco classes de aços fundidos comerciais: - aços de baixo carbono (C inferior a 0,2%) - aços de médio carbono (C entre 0,2 e 0,5%) - aços de alto carbono (C acima de 0,5%) - aços-liga de baixo teor em liga (teor total de liga inferior a 8%) - aços-liga de alto teor em liga (teor total de liga superior a 8%)
Desses aços, não serão discutidos neste capítulo os de alto teor em liga, visto que são aços para aplicações especiais, como resistência à corrosão, ao calor, ao desgaste, para cujo estudo serão dedicados capítulos particulares.
3.1 – Aços-carbono para fundição Os aços-carbono de baixo carbono para fundição apresentam, na maioria, a composição química seguinte (127): C – 0,16 a 0,19% Mn – 0,50 a 0,60% Si – 0,35 a 0,70% P – 0,05% máx. S – 0,06% máx. A figura 120 mostra as propriedades mecânicas de aços-carbono de baixo carbono para fundição, no estado recozido. Não há muita diferença entre as propriedades desses aços nos estados recozido, normalizado ou mesmo no estado fundido. Contudo, as peças fundidas a partir desses aços são recozidas ou normalizadas para refinar ou normalizar a estrutura e aliviar as tensões internas, sobretudo quando se trata de peças com diferentes secções. Eventualmente, as propriedades indicadas na figura 120 podem ser ligeiramente melhoradas por têmpera e revenido, desde que a forma das peças fundidas permita a têmpera em água, sem fissuração.
Fig. 120 - Propriedades mecanicas de aço-carbono de baixo carbono para fundição
As peças fundidas de aço-carbono com baixo teor de carbono apresentam boa soldabilidade e podem ser endurecidas superficialmente por cementação. Aplicam-se e equipamentos ferroviários, onde as formas são, em geral, simétricas e as condições para o aparecimento de tendões foram bem determinadas, de modo a serem evitadas; ou em formas e dimensões as mais variadas, para aplicações