Trabalho sobre Aço
1 INTRODUÇÃO
Há muitos insumos de bastante relevância na construção civil, porém poucos têm tanta versatilidade quanto o aço. Exploraremos desde seu surgimento até a sua reciclagem, passando pelos processos produtivos e aplicações de sua variada gama de produtos. Vale salientar, que sua aplicação não se restringe ao campo da construção civil, ele também é amplamente utilizado nas indústrias, sejam ela bélicas, automotivas, de bebidas, alimentícias, etc., porém essas aplicações não serão objeto deste trabalho.
2 REFERENCIAL TEÓRICO
O aço trata-se de uma liga metálica combinada com pequenos percentuais de carbono, que entram nessa combinação com o intuito de melhorar as propriedades do ferro. Para um melhor entendimento do trabalho iremos dividi-lo em 04 partes, a saber:
A história do Aço
Processos de fabricação
Aplicação na construção civil; e
Reciclagem
2.1 A HISTÓRIA DO AÇO
Antes de iniciar propriamente no assunto quesito processo de fabricação do aço buscaremos falar um pouco sobre a sua história.
Como se sabe, nosso planeta é constituído basicamente de rochas e metais, sendo que o ferro é responsável por aproximadamente 35% desse todo, logo esse elemento químico é encontrado com relativa abundância. Esse fato pode explicar o porquê o ferro, juntamente com o bronze e com o cobre, marcou uma era denominada Idade dos Metais. Foi nesse período que o houve o nascimento e desenvolvimento da metalurgia, sendo na Anatólia, onde atualmente fica a parte asiática da Turquia, que se deram as primeiras produções sistemáticas de utensílios de ferro, como armas e ferramentas, nessa época, aproximadamente de 4.000aC a 2.000aC, o homem já dominava a fundição com a utilização de fornos a altas temperaturas. Esse avanço nas técnicas de produção de metais foi de uma importância significativa para uma melhor condição de vida do homem pré-histórico. Os principais benefícios se deram na agricultura, uma vez