Eduardo Góes Neves "Os índios de Cabral: Arqueologia e História Indígena no Brasil"
2013.2.064.0043
Fichamento texto 2 do autor Eduardo Góes Neves. “ Os índios antes de Cabral: Arqueologia e História Indígena no Brasil”.
1 - Qual o tema do texto?
A história indígena antes do descobrimento do Brasil.
2 - Esqueleto lógico: • Campo e objetivos da arqueologia, neste tópico o autor Eduardo explica muito bem detalhado o que difere a arqueologia de outras ciências, e mostra que a disciplina tem um objetivo e objeto de estudo próprios.
• Arqueologia e História Indígena, aqui o autor cita semelhanças, histórias, fatos, ideias de pesquisadores renomados, etc. Mas o que chama a atenção é o modo com que Eduardo aborda determinado assunto, sendo de fácil entendimento, mesmo sendo um tema até então desconhecido.
• Periodização da história pré-colonial no Brasil, quanto a este tópico há uma grande diferença entre o sistema utilizado pelos países da América e o sistema utilizado no século XX por arqueólogos importantes, como Lubbock e Thomsem.
• O Paleoíndio, Arcaico e Formativo, neste tópico Eduardo aborda os 3 distintos períodos de forma clara, e ao mesmo tempo, com uma grande quantidade de informações para cada tema, o que é de suma importância para o perfeito entendimento sobre cada tipo de período.
3 - Síntese do texto ( máximo 25 linhas).
Eduardo aborda seu texto com uma gama de informações incríveis referente às sociedades indígenas do passado, mais precisamente antes da descoberta do nosso país, Brasil. Já na introdução de seu texto, o autor cita que para a maioria dos brasileiros já existe uma verdade estabelecida referente á descoberta do Brasil, e explica ainda que, a história ocorrida antes de tal descoberta é vaga e chega ao ponto de citar que tais informações são irrelevantes para com o posterior desenvolvimento do Brasil. Mais adiante, Eduardo esboça com muita clareza quais são os objetivos da ciência arqueologia, e explica que tal disciplina tem seus obetos e métodos de estudo