Trabalho sobre o Aço
Santos
2014
Sumário
LISTA DE FIGURAS
Figura 1. Siderurgia Marcelo F. Moreira........................................................... 5
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo descrever os componentes do aço e suas propriedades utilizadas para o processo de produção do aço utilizado na fabricação das peças do novo Corolla 2015 da Toyota.
Vamos discorrer sobre todas as fases do processo e as técnicas utilizadas, ressaltando todos os componentes e sua aplicação.
1. Desenvolvimento: processo de fabricação do aço
1.1. O processo
O processo de produção de aço em uma siderúrgica integrada a coque pode ser dividido em quatro abrangentes etapas sequenciais. São elas:
1. Preparação do minério e do carvão;
2. Redução do minério de ferro;
3. Refino;
4. Conformação mecânica.
1.2. Fluxograma do processo
Figura Siderurgia Marcelo F. Moreira
.
2. Detalhamento do processo de fabricação
2.1. Preparação do minério de carvão
A primeira etapa, a preparação do minério e do carvão, é constituída por dois processos: a coqueificação e a sinterização, que preparam o carvão e a maior parte do minério de ferro para, juntamente com minério de ferro em pelotas e outros materiais, alimentarem os equipamentos de produção de ferro líquido (ferro-gusa) que são os altos-fornos. A coqueificação é um processo realizado na coqueria. O coque é um importante elemento siderúrgico constituído à base de mistura de vários tipos de carvão mineral metalúrgico. Ele é o elemento energético na mistura coque, sinter, pelotas e outros para a obtenção do ferro-gusa líquido. A sinterização é um processo realizado a alta temperatura no forno de sinterização, onde é feita a mistura de minérios de ferro de granulometria fina (pó) com aglomerantes de finos (ou