Fichamento de filosofia
Prof.: Haroldo Luiz Bertoldo
Período: 1º período
Pólo:UAB
Tutor Presencial: Maria José Rodrigues Costa e Gisele Daniela Silva Fernandes
Tutor à distância: Patrícia Vieira Da Silva
Alunos: Luzia Aparecida Pedro De São José. Número de matrícula: 13.1.6529
Data: 27/09/2013
Introdução à Filosofia.
A tarefa de uma introdução à filosofia.
1. Ser homem já significa filosofar.
A tarefa desta preleção é deixar introduzir-nos à filosofia, conduzir para o interior do âmbito filosófico. Portanto, antes mesmo a introdução e para que ela possa ser levada a termo, já carecemos de uma ideia previa do que é filosofia. Com isso surge uma dificuldade em nosso propósito como um todo. Temos certos conhecimentos do que hoje é tido por filosofia ou, de certo modo, podemos nos orientar pela literatura filosófica quanto ao significado da filosofia, nos manuais de história, um meio de nos informarmos sobre esse ou aquele filósofo. (pag.01)
Toda via esse problema também pode ser remediado, na medida em que buscamos-obter uma visão panorâmica de todos os filósofos e de toda a historia da filosofia, ao menos em seus traços principais. Ao lado do aspecto historiográfico, a introdução à filosofia necessita ter assim um aspecto sistemático, e esses dois aspectos precisam se completar da maneira harmônica possível. (pag.02)
Essa é a situação em relação à filosofia, e, apesar das muitas introduções, em certa medida, ela sempre permanecerá assim, porque as instruções à filosofia do tipo mencionado não fazem outra coisa senão conduzir para fora da filosofia – mas também despertam a opinião de que se foi conduzido para o interior da filosofia. Porque, em seu ponto de partida, ela repousa em uma ilusão fundamental. Tal ponto de partida pressupõe; inicialmente temos nosso lugar fora dela, e a própria filosofia seria o âmbito para o interior do qual devemos nos encaminhar (cf. PP. 234 s.).
A questão é que não estamos