A Relação entre Democracia e Burocracia
Max Weber, como precursor dos estudos sobre a burocracia moderna, foi um dos primeiros a elaborar estudos que apresentassem as características e as consequências da burocracia e sua relação com as diferentes esferas sociais. A relação da burocracia com a democracia parte do pressuposto que o processo burocrático tem como princípio característico a regularidade abstrata da execução da autoridade, e da igualdade perante a lei, não deixando lacunas para privilégios e tratamentos individuais, complementando assim, as ideias de democracia. Para Weber a democracia e a burocracia são fenômenos paralelos na sociedade moderna e se relacionam ordenadamente em alguns pontos, porém acabam sendo conflitantes em outros.
A RELAÇÃO ENTRE DEMOCRACIA E BUROCRACIA
Nos escritos políticos de Max Weber
Os registros de Max Weber sobre teoria política apresentam o ponto de vista de democracia como ferramenta para escolha de líderes políticos carismáticos que ordenem a massa e sejam capazes de conter o processo de burocratização. Esse seu entendimento sobre democracia espelha parte de seu posicionamento político liberal, considerando que suas apreensões quase sempre decaiam sobre o êxito de uma economia livre, sem interferência política do Estado e da massa. Segundo Weber, o bom funcionamento da máquina-estatal se da com a intervenção política da massa somente nos períodos de eleger seus líderes. E estes líderes por sua vez, indicam especialistas peritos em reger os departamentos político-administrativos do Estado. A democracia na percepção weberiana aponta como sendo alicerce essencial para o desenvolvimento burocrático, ainda que, aquela não seja condição categórica para esta.
Segundo Weber,
O perigo político da democracia de massas reside, em primeiro lugar, na possibilidade de uma forte preponderância de elementos emocionais na política. As ‘massas’, como tais (quaisquer que sejam as camadas sociais das quais se compõem no