calculadoras gráficas
1. O QUE SÃO CALCULADORAS GRÁFICAS?
Calculadoras gráficas são pequenos computadores que tem como capacidade traçar e analisar gráficos de funções, de equações polares ou paramétricas, de sucessões e de distribuições estatística. São utilizadas, sobretudo ao nível do ensino da Matemática e da Física, possuindo funções matemáticas avançadas, as quais permitem operações numéricas sobre matrizes, vetores, números complexos, derivadas e integrais, assim como cálculos ligados à trigonometria e às probabilidades e estatística.
2. HISTÓRIA
Em 1985, a Casio lançou a primeira calculadora gráfica do mercado, a FX-7000g, que armazenava até 10 programas com um display de 94x64 pixels.
Casio FX-7000g
Logo Após, em 1987, a HP entra no mercado com a linha 28C e 28S, com um display de 131x32, mostra três linhas de stack mais uma linha para os labels dos softkeys. Visivelmente não houve avanço algum, mas fizeram melhoras na memória e processamento: a HP-28C utilizava um processador Saturn de 640 kHz, enquanto a 28S tinha um processador clockado a 1mHz. Esta foi a primeira calculadora a resolver equações simbólicas, função de x.
HP-28S
A evolução desta calculadora deu origem a famosa linha 48. HP48, 48S, 48SX, 48G, 48GX e 48G+ são a mesma calculadora, mudando somente a memória disponível. Um display de 131×64 pixels. O processador Saturn clockado em 2MHz nas 48, S e SX, e 4MHz nas outras, e um sistema de programação avançado, nomeado RPL, um codinome entre o RPN (Notação polonesa reversa) e Lisp, uma linguagem de programação. Nos anos subsequentes, e graças a crescente popularização da Internet, o número de programas disponíveis para a calculadora torna-se imenso, aumentando a usabilidade da mesma: desde bibliotecas novas, até ROMs modificadas e programas de PIM (personal informant manager), a usabilidade destas calculadoras foi extremamente