Relação entre Política e Burocracia
1- A referência ao texto de Woodrow Wilson:
Defende a noção de burocracia neutra e meritocrática, além da separação entre as atividades dos burocratas e dos políticos, ou seja, as escolhas das políticas públicas cabiam aos políticos enquanto a sua implementação era de responsabilidade dos burocratas.
2- Visões liberais e republicanas sobre a esfera pública:
Com ideias opostas à Wilson, Andrew Jackson defendia o sistema de burocracia representativa, no qual os cargos de burocracia pública eram distribuídos entre os cidadãos comuns que, através de critérios técnicos mínimos, eram escolhidos para representarem os diversos grupos e/ou setores da sociedade dentro do serviço público federal.
• Consequentemente, a burocracia representativa permite que a política seja trazida para dentro da democracia e assim, possibilita a reprodução das divisões e dos diferentes interesses da sociedade, no Executivo.
• Entretanto, a oposição entre burocracia e política surge a partir do momento em que a burocracia passa a ser vista como lugar daqueles que detêm conhecimento técnico e profissional, ou seja, a profissionalização através da meritocracia, de forma a pressupor a formação de um grupo social distinto dos políticos e dos demais grupos da sociedade.
• Tal visão de “desconfiança” contra a burocracia de mérito gera a necessidade de controle dos burocratas para que esses sejam fiéis aos interesses dos representantes do povo. Além de tornar a burocracia uma ameaça à democracia.
• Dentre os grandes problemas da burocracia meritocrática, está o grau de discricionariedade da burocracia e o risco de captura das agências executivas por interesses de minorias.
•
Dentre os grandes problemas da burocracia meritocrática, está o grau de discricionariedade da burocracia e o risco de captura das agências executivas por interesses de minorias.
• No primeiro caso, pode-se