fichamento- fracasso escolar
Psicologia Escolar Educacional
Bossa, Nadia A. Fracasso escolar: Um sintoma social da contemporaneidade. In: Fracasso escolar: um olhar psicopedagógico. Porto Alegre: Penso, 2001, cap.1, p.17-27.
O sintoma na aprendizagem escolar faz apelo ao psicanalista, a fim de considerar seus efeitos em face do universo sociocultural no qual é gerado. Sua especificidade coloca em crise conceitos centrais da teoria e interroga a prática. (Bossa, 2001, p.18) O sistema escolar ampliou o número de vagas, mas não desenvolveu uma ação que tornasse eficiente e garantisse o cumprimento daquilo que se propõe, ou seja, que desse acesso à cidadania. (Bossa, 2001, p.18)
A escola que surge com o objetivo de promover melhoria nas condições da vida da sociedade moderna acaba por produzir na contemporaneidade a marginalização e o insucesso de milhares de jovens. (Bossa, 2001, p.18) A escola, que deveria forma jovens capazes de analisar criticamente a realidade, a fim de perceber como agir no sentido de transformá-la e, ao mesmo tempo, preservar as conquistas sociais, contribui para perpetuar injustiças sócias que sempre fizeram parte a história do povo brasileiro. (Bossa, 2001, p.19) No mundo atual, os avanços tecnológicos e a complexidade da vida colocam para a escola o desafio de criar conhecimento, propiciar o processo de circulação, de armazenamento e de transmissão desse conhecimento. (Bossa, 2001, p.19) Para que a escola possa fazer frente às demandas do próximo século, deverá estar apoiada sobre quatro aprendizagens fundamentais ao longo da vida, que funcionariam como pilares da educação: Aprender a conhecer; Aprender a fazer; Aprender a conviver; e Aprender a ser. (Bossa, 2001, p.19) A escola está subordinada a um ideal imaginário de um mundo melhor. Trata-se, portanto, de refletir sobre uma escola ideal, quando, na verdade, a grande preocupação deveria ser o ideal da escola. (Bossa, 2001, p.20)
Um sintoma