BUROCRACIA X DEMOCRACIA
CONCEITOS:
A palavra democracia tem origem no grego demokratía que é composta por demos (que significa povo) e kratos (que significa poder). É um regime de governo em que todas as importantes decisões políticas estão com o povo, que elegem seus representantes por meio do voto (sufrágio). Nas democracias, é o povo quem detém o poder soberano sobre o poder legislativo e o executivo.
Burocracia é um termo oriundo do latim e do francês e significa escritório. O economista alemão Max Weber criou a Teoria da Burocracia, que a define como uma organização baseada em regras e procedimentos regulares, onde cada indivíduo possui sua especialidade, responsabilidade e divisão de tarefas. Ele baseou sua teoria em sete princípios: formalização das regras, divisão do trabalho, hierarquia, impessoalidade, competência técnica, separação entre propriedades e previsibilidade de cada funcionário. Hegel, que precedeu Weber, entendia a burocracia como o grupo de pessoas estritamente qualificadas que faziam a intermediação de interesses antagônicos particulares e coletivos.
ANÁLISE CRÍTICA:
A burocracia é a forma pela qual se viabiliza o Governo das Leis. É a forma pela qual o poder é abstraído do governante, como no Estado Absolutista, e é passado à Constituição, legitimamente criada pelo Povo. Por ser tratar do método que prima pela eficiência e pela impessoalidade, a burocracia sempre apresentou um caráter legal muito forte, composto por normas e regulamentos, a formalização das comunicações, e divisão de competências para a prática de atos.
A burocracia quando pura, no acadêmico sentido weberiano, traduz-se em método gerencial impessoal, estável, seguro e racional, que reafirma o Estado de Direito e possibilita de forma eficaz o exercício da democracia.
No entanto, quando assume sua forma disfuncional - qualificada pelo excesso de ritualismos, papelório, procedimentos e superconformidade a regras- a burocracia impede o exercício do poder pelo cidadão,