A relação entre ciência e ideologia
A ideologia é o conjunto de ideias fundamentais que caracteriza o pensamento de uma pessoa, de uma coletividade ou de uma época. Também se trata da doutrina filosófica centrada no estudo da origem das ideias.
A ideologia tende a conservar ou a transformar o sistema social, econômico, político ou cultural existente. Conta com duas características principais: trata-se de uma representação da sociedade e apresenta um programa político. Ou seja, reflete sobre a forma como atua a sociedade no seu conjunto e, com base nisto, elabora um plano de ação para se aproximar e ir ao encontro daquilo que considera como sendo a sociedade ideal.
A noção de ideologia assemelha-se à da cosmovisão (Weltanschauung), embora esta se refira, para além de a uma cultura inteira, a um indivíduo em particular (o que não é possível pela via da ideologia, já que não existe nenhuma ideologia que pertença a uma única pessoa).
O termo ideologia foi criado por Destutt de Tracy para evocar a ciência que estuda as ideias e as relações entre os signos que as exprimem. Posteriormente, Karl Marx transformou a ideologia no conjunto de ideias cuja relação com a realidade é menos importante que o seu objetivo (evitar que os oprimidos percebam o seu estado de opressão). Por isso, Marx afirma que a ideologia dá origem a uma falsa consciência das condições materiais de existência do homem.
* Tipos de Ideologia
Como exemplos de ideologia, temos a religião, as diferentes ideologias políticas, e em geral, qualquer conjunto de crenças.
Todo edifício ideológico consiste em partes, como se fosse um enigma. Estes montados uns aos outros, eles podem acabar oferecendo uma aparência de realismo, mas falta-lhes alguma coisa.
* Ciência e Ideologia
A ciência não discrimina qualquer conhecimento, desde que este é baseado em fatos verificáveis. É o oposto da ideologia. Pois ela é formada com base mais em opiniões do que em fatos