Padronização de soluçoes
PADRONIZAÇÃO DE SOLUÇÕES
Objetivo: O objetivo desta prática foi em determinar as concentrações das soluções de Hidróxido de Sódio (NaOH) e Ácido Clorídrico (HCl), feitas na aula anterior.
Introdução: A titulação é um método de análise quantitativa que determina a concentração de uma solução. Através do processo de padronização ou fatoração é possível verificar o quanto a concentração da solução preparada aproxima-se da concentração da solução desejada. O preparo e padronização de soluções é muito importante para um bom procedimento de uma análise quantitativa, pois mesmo que um experimento seja conduzido de forma adequada, se as soluções não apresentarem uma concentração conhecida os resultados poderão ser equivocados.
Prática 1: Padronização da solução de Hidróxido de Sódio.
Procedimento: Colocamos aproximadamente 40mL de Hidrogenoftalato de Potássio (C6H4COOKCOOH) em um béquer e pipetamos com ajuda de uma pera, 10mL da solução.Usamos esse acido pelo fato dele ser uma substância que não reage em O2, CO2, não se decompõe, etc. Este ácido foi despejado em três erlenmeyer de 250mL e em seguida despejamos também um pouco de água destilada para facilitar (em termos de volume) a identificação do ponto de viragem. Em termos práticos, só é possível encontrar o ponto de viragem, onde vai haver um excesso ou de ácido ou de base na solução trabalhada. Quando obtemos uma concentração de ácido igual à concentração de base, chamamos de “ponto de neutralização”. Após colocarmos a água destilada, pingamos 3 gotas da solução indicadora fenolftaleína em cada erlenmeyer, afim de conseguir a coloração rosa. Quanto mais rosa claro, mais próximo ao ponto de neutralização. Em outro béquer, colocamos uma solução de Hidróxido de Sódio e em seguida despejamos em uma bureta. A bureta é presa em um suporte metálico e abaixo é colocado o erlenmeyer com a