Estrutura em rede e origem da moeda
A crise econômica de 1970 sinalizou o esgotamento do sistema de produção em massa e constituiu um momento de virada na historia do capitalismo. O consumidor começou a demandar produtos com maior qualidade e em maior quantidade.
FORMAS ESTRUTURAIS * CARACTERISTICAS AMBIENTAIS. * IMPACTO DA GLOBALIZACAO. * NECESSIDADE DE INOVACAO. * NATUREZA DA TAREFA DA ORGANIZACAO.
ESTRUTURA EM REDE: E um termo de natureza genérica que agrupa uma serie de formas organizacionais alternativas às estruturas burocráticas tradicionais, como organizações em rede, de clusters e virtuais, estruturas por equipes de trabalho e organizações de aprendizagem. O principal diferencial dessas estruturas reside no uso distinto da hierarquia e da divisão de trabalho.
CARACTERISTICAS:
* A divisão de trabalho pode ser visualizada em termos de conhecimento, em que os trabalhadores ou os departamentos organizacionais são definidos pela expertise que oferecem para a organização. * É uma estrutura mais achatada e horizontal, na qual o poder para tomar decisões e delegado para os níveis inferiores da organização. * Consiste na superação das fronteiras tradicionais da organização.
TABELA 6.5 Estrutura em redes. Vantagens e desvantagens.
A ORIGEM DA MOEDA | | | INTRODUÇÃO | |
Muito se falou, se publicou, porém é sempre bom recordar... Por volta do século VIII a.C., as tribos gregas já conquistavam as ilhas do mar Egeu, Grécia continental e territórios que se espalhavam da Sicília à Ásia, da Costa Africana até o Mar Negro. O povo grego, chamado de Helenos, nesta época já dominava a agricultura, fundiam ferro, esculpiam o bronze, navegavam com segurança pelo Mediterrâneo e estabeleciam um crescente comércio. As comunidades primordiais transformaram-se em unidades sócio-economicamente mais "maduras", desenvolvendo as "cidades-estados" independentes, ficando unidas pela língua, escrita e pelos mesmos deuses,