Ciencias socias
UNIDADE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO – SP
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DISCIPLINA: CIÊNCIAS SOCIAIS
BIANCA MARTINS RANGEL – RA 404504
MARIA FABIANA CARLOS MOTA – RA 381168
VANDER LUIS DA SILVA – RA 403314
ATIVIDADE: ATPS CIÊNCIAS SOCIAIS
PROFª Mª CLÁUDIA BENEDETTI
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO - SP
26/11/2012
ETAPA 01
Definições de cultura, individuo e sociedade
A relação entre individuo e sociedade é essencial, pois o individuo é um ser histórico-social, que se constituiu por meio de uma rede de relações intersociais.
Pode ser considerado um nó em uma extensa rede de relações sociais em movimento, que consiste na sociedade. O ser humano desenvolve, por meio dessas relações, um "eu" (self) que supõe dois aspectos fundamentais: o do sujeito ativo que toma decisões e se orienta no mundo e o de autoimagem e uma autoestima que estão relacionadas á sua identidade. O individuo passa de uma relação interpessoal (mãe-bebé) para um controle e planejamento intrapessoal (self).
As pessoas se constituem em um sistema cultural dado previamente, que se encontram pronto ao nascer, formando uma rede de inter-relações. São, porém, sujeitos ativos, tomam posições, fazem novas interpretações, recebem e constroem criticamente e coletivamente um processo cultural em uma determinada época histórica.
As relações entre indivíduo e sociedade/cultural são complexas e envolvem pesquisas com conceitos de difícil definição. Para tanto, é necessário estudar a relação dialética entre os valores globais, nacionais e regionais. Tal perspectiva supõe a utilização de diferentes métodos de pesquisa. Umas das discrepâncias existem, porem, valores, preferências e maneiras de comunicação que são comuns e perpassam as diferenças culturais internas dos subgrupos.
Uma das mudanças mais significativas que está acontecendo no mundo de hoje são o crescimento da presença de culturas que antes se encontravam diluídas nos espaços culturais construídos pela