Ciencias socias
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
DE CIENCIAS SOCIAS
BELO HORIZONTE/MG
NOVEMBRO DE 2012
[pic]
No Tratado de Sociologia do Conhecimento intitulado “A Constituição Social da Realidade”, Peter Berger e Thomas Luckman desenvolvem uma anlise dos processos de legimatimação pelos universos simbolicos que toma por base a intersubjetividade e a biografia individual. Abordam o problema da transmissão a uma nova geração das objetivações da ordem institucional, assim tornada histórica. Quer dizer, a legitimação é uma questão de tradição teórica incluindo as explicações e justificaçãoes.
O esquema analítico desses autores, afirma a precedencia do conhecimento sobre os valores, e se aplica a partir da distinção de quatro niveis. Inicialmente, a legitimação ‘incipiente’ acha se presente logo que um sistema de objetivações liguisticas da experiencia humana é transmitida. É o primieor nivel que inclui todas as afimações tradicionais ou simples do tipo ‘é assim que se faz as coisa’.É o nivel pré teorico e constitui o fundamento do conhecimento evidente sobre o qual devem repousar todas as teorias subsequentes e, inversamente no]ivel ao ao qual estas devem atingir para serem incorporados a tradição.
O segundo nivel contem proposições teoricas em forma rudimentar, incluindo esquema explicativos quem relacionam conjuntos de significações objetivos e que são altamente pragmaticos, como os proverbios, as maximas morais e os adagios da sabedoria.
O terceiro nivel já compreendde as teorias explicativas: um corpo diferenciado de conhecimentos oferecendo uma quadro de referencia amplo para a conduta institucionalizada. Já se nota a função de pessoal especializado para a transmissão desse conhecimento pelo que o processo de legitimação comeca a atingir grau de autonomia em relacao as instituicões legitimadas, podendo gerar