DNS
ADMINISTRAÇÃO DE REDES
1
DNS- Domain Name System
DNS
O DNS (Domain name System) – é serviço mais critico da internet, todos os outros (Correio electrónico, www, ftp,etc) dependem do seu funcionamento efectivo.
Especificado no RFC 1034 e RFC 1035 e actualizado por outros adicionais, tem como principal objectivo a conversão de nomes de computadores em endereços
IP.
O seu papel na comunicação entre computadores na Internet é comparável ao da lista telefónica, na comunicação entre utilizadores dessa rede.
O DNS apresenta-se como um serviço de suporte fundamental, razão pela qual é o serviço cuja implementação é considerada em primeiro lugar, quando do projecto de uma rede ou da ligação à Internet de uma rede isolada.
2
Administração de Redes – Márcio Moeda
DNS
A comunicação entre seres humanos faz-se, em geral, cm recurso aos respectivos nomes, apesar destes possuírem outros tipos identificação. (ex: nº do BI, nº Contribuinte ou carta de Condução).
Como esta o Sr. “12345234?” seria um inicio de dialogo difícil de imaginar. É um facto que as pessoas memorizam mais facilmente nomes do que números.
O mesmo não acontece num sistema de comunicação entre computadores. O processo de comunicação entre computadores é bastante mais simples se estes forem identificados por números (endereços IP, ex: 207.69.188.185).
Como os utilizadores de computadores são pessoas, é necessário uma identificação alternativa, mais de acordo com a natureza humana, isto é, uma identificação baseada em nomes ( os hostnames, ex: www.google.com).
A identificação por nome permite agrupar logicamente os computadores, com base numa estrutura organizacional. Em www.google.com e fácil reconhecer o servidor World Wide
Web da Google.
A identificação com base no endereço IP, reflecte computador se encontra ligado.
a estrutura física (rede) à qual o
Se o computador for deslocado para outra rede e receber outro endereço IP, o nome
(hostname) não