O que é dns
1.Introdução
Um recurso da internet, por exemplo, um site da Web, pode ser identificado de duas maneiras: pelo seu nome de domínio, por exemplo, “www.wikipedia.org” ou pelo endereço de IP dos equipamento que o hospedam (por exemplo, 208.80.152.130 é o IP associado ao domínio www.wikipedia.or]). Endereços de IP são usados pela camada de rede para determinar a localização física do equipamento. Nomes de domínio, porém, são mais mnemônicos para o usuário. É então necessário um mecanismo para traduzir um nome de domínio em um endereço IP. Esta é a principal função do DNS.
2.Hierarquia
[pic]
Devido ao tamanho da internet, armazenar todos os pares domínio - endereço IP em um único servidor DNS seria inviável, por questões de escalabilidade que incluem: • Confiabilidade: se o único servidor de DNS falhasse, o serviço se tornaria indisponível para o mundo inteiro. • Volume de tráfego: o servidor deveria tratar os pedidos DNS do planeta inteiro. • Distância: grande parte dos usuários estaria muito distante do servidor, onde quer que ele fosse instalado, gerando grandes atrasos para resolver pedidos DNS. • Manutenção do banco de dados: o banco de dados deveria armazenar uma quantidade de dados enorme e teria que ser atualizado com uma frequência muito alta, toda vez que um domínio fosse associado a um endereço IP.
A solução encontrada é fazer do DNS um banco de dados distribuído e hierárquico . Os servidores DNS se dividem nas seguintes categorias:
Servidores raiz
(extraído de Servidor Raiz)
No topo da hierarquia estão os 13 servidores raiz. Um Servidor Raiz (Root Name Server) é um servidor de nome para a zona raiz do DNS (Domain Name System). A sua função é responder diretamente às requisições de registros da zona raiz e responder a outras requisições retornando uma lista dos servidores de nome designados para o domínio de topo apropriado. Os servidores raiz são parte crucial da internet por que eles são o primeiro