Setor supermercadista
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 MACROECONOMIA E MICROECONOMIA 4
2.1.1 DEFINIÇÃO 4
2.1.2 INFLAÇÃO 4
2.1.3 TAXA DE JUROS 5
2.1.4 TAXA DE CÂMBIO 5
2.2 MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS À GESTÃO EMPRESARIAL 6
2.2.2 DEFINIÇÃO 6
2.2.3 MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL 6
2.2.4 MEDIDAS DE DISPERSÃO 6
2.2.5 TÉCNICA DE AMOSTRAGEM PROBABILÍSTICA 7
2.2.6 NÚMEROS ÍNDICES 7
2.2.7 DEFLAÇÃO DE DADOS 7
2.3 ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE 8
3 CENÁRIO SUPERMERCADISTA NACIONAL E ESTADUAL 5
4 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como finalidade esclarecer e entender melhor os assuntos estudados sobre, macroeconomia e microeconomia, seminário, ética, política e sociedade e métodos quantitativos de uma forma objetiva e clara. Estes assuntos são indispensáveis para a formação de um bom administrador. Em relação à microeconomia e macroeconomia existem três grandes temas relevantes sobre o nível de produção e o emprego, a taxa de câmbio e a inflação. Estes três itens têm interferências do governo com a adoção de medidas econômicas. Quanto a métodos quantitativos aplicados à gestão empresarial é um conceito que auxilia os gestores na tomada de decisões dentro do ambiente organizacional. E quem é capaz de entender a informação e usá-la de maneira eficaz será assim um gestor bem sucedido. A ética política e sociedade são valores e costumes que alteram a organização social e também a gestão administrativa, ou seja, a administração passa a ser gerida a partir de um modelo voltado para conquista de consumidores.
O mercado brasileiro varejista de supermercados tem sido alvo de grandes investimentos de redes estrangeiras que vêm em busca de novos mercados consumidores, uma vez que seus mercados de origem apresentam sintomas de saturação.
O setor varejista, principalmente o supermercadista, vive um momen-to de estruturação, influenciado pelas transformações que têm ocorrido na economia brasileira. Uma das características deste momento é