setor supermercadista
A microeconomia tem como principal finalidade analisar a formação de preços no mercado, ou seja, a empresa e o consumidor se interagem e decidem o preço e a quantidade de um produto ou serviço. Estuda o funcionamento da oferta e da procura na formação do preço.
A microeconomia se preocupa em explicar como é fixado o preço e seus fatores de produção, por isso pode ser dividia em:
Teoria do Consumidor
Estuda a preferência do consumidor analisando seu comportamento, suas escolhas, as restrições quanto a valores e a demanda de mercado.
Teoria de Empresa
Estuda a reunião do capital e do trabalho de uma empresa a fim de produzir produtos conforme a demanda do mercado e a oferta dos consumidores dispostos a consumir.
Teoria da Produção
Estuda o processo de transformação da matéria-prima adquirida pela empresa em produtos específicos para a venda no mercado. A teoria da produção se refere os serviços como transportes, atividades financeiras, comércio e outros.
Já a macroeconomia estuda a economia em geral analisando a determinação e o comportamento dos grandes agregados como renda e produtos, níveis de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda, taxa de juros, balança de pagamentos e taxa de câmbio. O enfoque macroeconômico, às vezes, pode omitir fatores importantes, mas estabelece relações entre grandes agregados e permite compreender algumas interações relevantes. A macroeconomia se preocupa com aspectos em curto prazo como, por exemplo, o desemprego.
A macroeconomia possui algumas metas como aumentar o nível de empregos, estabilizar os preços, distribuir renda, crescer a economia, solucionar conflitos de objetivos. A estrutura macroeconômica se compõe de cinco mercados que são:
Mercado de Bens e Serviços que tem como principal objetivo determina o nível de produção agregada bem como o nível de preços.
Mercado de Trabalho que admite a existência de um tipo de mão-de-obra independente de características, determinando a taxa