setor supermercadista
GRUPO DE TRABALHO 02 - CONFLITOS TERRITORIAIS E FRAGMENTAÇÃO DO TRABALHO: a expropriação capitalista no campo e na cidade, para além das dicotomias
Segmento supermercadista, reestruturação comercial e intensificação do trabalho*
Herodes Beserra Cavalcanti
RESUMO
A abertura econômica e a popularização das ideias neoliberais nos anos 1990 repercutiram significativamente no segmento supermercadista brasileiro. Observa-se nesse momento um processo de reestruturação comercial. Esse foi marcado pelo aumento do número de falências e fusões de empresas e pelo uso intenso de novas tecnologias. Tal processo acompanhou as mudanças no horário de funcionamento dos supermercados e na organização da força de trabalho. Nota-se com isso um aumento da intensificação e degradação do trabalho.
Palavras chaves: trabalho; intensificação; automação; supermercado.
Texto completo disponível apenas em PDF.
Full text available only in PDF format.
Referências
ABRAS. Cinquenta Anos de Supermercados no Brasil. Associação Brasileira de Supermercados - ABRAS. São Paulo: Informe Comunicação, 2002.
ALMEIDA, João F; EID, Willian. O supermercado nosso de cada dia. APAS - Associação Paulista de Supermercados. São Paulo: Neovha Alemida, 2009.
BENKO, Georges. Economia, espaço e globalização: na aurora do século XXI. São Paulo: Hucitec, 1999.
BRASIL. Lei nº 9.601, de 21 de Janeiro de 1998. Dispõe sobre o contrato de trabalho por prazo determinado e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 22 jan. 1998.
BRASIL. Lei nº 10.101, de 19 de Dezembro de 2000. Dispõe sobre a participação dos trabalhadores nos lucros ou resultados da empresa e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 20 dez. 2000.
CAVALCANTI, Herodes. Automação comercial e intensificação do trabalho nos supermercados CompreBem e Pão de Açúcar na cidade de São Paulo Dissertação