“ 1 - DEMARCAÇÃO CIENTIFICA “ DE PEDRO DEMO “
EAC0497 - Metodologia da Pesquisa Aplicada à Contabilidade Prof.Gilberto de Andrade Martins
RESENHA LEITURA 2
“ 1 - DEMARCAÇÃO CIENTIFICA “ DE PEDRO DEMO “
Quando se fala de metodologia a aplicada as ciências sociais nós deparamos a inicio com temas que cercam as fronteiras em relação a demarcação cientifica. Em relação a demarcação cientifica podemos entender como aquilo que delimita oque é ou não é uma ciência propriamente dita .Quando não aceitamos um dogma como algo cientifico por exemplo ou então quando comprendemos que o maior problema da ciência não e o método e sim a realidade , afinal como mensurar o real , como definir verdades absolutas a partir que algo que por mais impracial que nós parece consegue ser subjetivo.
Ao nós deparramos com os criterios de cientificidade vemos que não são considerados ciencia o senso comum e a ideologia .A ciência está cercada de ideologia e senso comum , não apenas como circunstancias externas , mas como algo que está dentro do proprio processo científico , que é capar de produzir conhecimento puro , historicamente não contextualizado.
Ao observarmos com mais atenção a ciência está exatamente entre o senso comum e a ideologia, corresponde ao que seria o estado intermediario entre as duas. E mais avançada que o senso comum porém não possui algumas particulares negativas da ideologia.
Sendo o senso comum o conhecimento acrítico imediatista , crédulo , onde sem aprofundamento teorico as pessoas acreditam saber a respeito de determinados temas . Coloca-se como senso comum também modos ultrapassados de conhecer fenômenos ou também crendisses sem base dita cientifica , ou então ao nos deparamos com a falta de profundidade , de rigor logico , de espirito critico.O senso comum também ter relação ao bom-senso sendo este último o saber ao mesmo tempo simples e inteligente , sensível ao óbvio , circunspecto.
Já ao se tratar da devinição de ideologia vemos que