DEMO Pedro
Instituto Federal Farroupilha – Campus Julio de Castilhos
DEMO Pedro, Introdução a Metodologia da Ciência. São Paulo: Editora Atlas S.A,1987
1. INTRODUÇÃO AO ENSINO DA METODOLOGIA DA CIÊNCIA
1.1 Considerações Introdutórias
O texto faz um relato sobre as particularidades das ciências sócias e humanas, dentro da metodologia da ciência. Com principal objetivo na pesquisa e no instrumento, estes que são essenciais para o desenvolvimento da metodologia. De início o autor mostra-se neutro, mas afirma que o objeto humano necessita de uma metodologia específica.
1.2 Particularidades das ciências humanas e sociais
Podemos resumir em tópicos as ideias do autor:
- Cita o objeto das ciências naturais como histórico, na concepção se “estar”, num processo inacabado, admitindo aperfeiçoamentos e superações
- Em seguida, passa a ser um fenômeno particular da consciência histórica, pois fazemos história com as condições dadas que são mais fortes que nossas idéias, mas ela pode ser planejada conforme a realidade.
- A identidade é posta entre sujeito e objeto, pois estudar a sociedade é estudar a nós mesmo, as coisas que nos equivalem socialmente. Não há necessidade de ter um excessivo envolvimento, mas tal envolvimento pode ser maior no caso de objetos sociais.
- Logo a realidade se manifesta de forma qualitativa, mais do que de forma quantitativa, o que não pode ser a culpa da falta de rigor nas análises.
- Enquanto entra em vigor a ideologia, que ele sugere ser o modo como justificamos nossas posições políticas, nossos interesses sociais, nossos privilégios dentro da estratificação da sociedade, e assim por diante. É tão falso não vermos ideologia nas ciências sociais como não reconhecermos interna e externamente.
- Por fim apresenta o uso da prática.
1.3. O que é metodologia? O Autor define metodologia como uma preocupação instrumental, pois trata dos caminhos para tratar da realidade teórica e praticamente, e ressalta a sua importância para a