Pedro Demo - Introdução ao Ensino da Metodologia da Ciencia
As ciências sociais possuem uma consciência histórica do sujeito, pode ele mesmo intervir no curso dos acontecimentos conforme sua vontade, porém obedecendo às limitações derivadas das vontades e consciências de outros grupos. O objeto das ciências naturais não possui consciência desse tipo, não mudará a si mesmo.
O objeto das ciências sociais é em parte aquele que a estuda uma vez que o indivíduo está inserido nela e portanto isso diferencia das ciências naturais quando o estudador é externo ou alheio ao objeto.
As ciências sociais se baseiam mais qualitativamente pois seus objetos de estudo não possuem em sua maioria contornos ou definições distintas, sendo permeáveis e diferentemente interpretados ao longo do tempo, nas ciências naturais eles são quantitativos em sua forma, não variam.
Nas ciências naturais a ideologia é extrínseca, ou seja, está mais no uso que se faz do objeto, mas nas ciências sociais ela é intrínseca pelo fato de o cientista ser o próprio objeto também. A ideologia está arraigada e pertence ao próprio existir das ciências sociais.
Também há a diferença da aliança com a prática que nas ciências naturais é opcional, mas nas ciências sociais é indispensável que o conhecimento e as descobertas sejam coerentes com o que se pratica, afinal o cientista também é parte do objeto.xe
2) O que é a metodologia e qual a sua relação com a realidade?
A metodologia é o conjunto de ferramentas ou meios aos quais se adotam para moldar a construção científica, no sentido de captar e manipular a realidade. A ciência desmitologiza e dessacraliza o mundo propondo que a